Histórico



A Banda Marcial Cristóvão de Mendoza foi fundada em 1965, sob a regência do Maestro José Francisco Gama (em memória). Em 1978, foi reestruturada pelo Maestro Pedro Paulo Mandelli e a banda então consagra-se, através de conquistas de títulos em campeonatos Estaduais, de um título Nacional em 1982, no extinto Concurso da Rádio Record.
Por motivos financeiros, suas atividades ficaram interrompidas de 1989 até 1997. Neste ano, um grupo de alunos secundaristas iniciaram uma campanha para seu retorno.
Em 1997, em sua primeira apresentação, contava apenas com 29 componentes, os quais se utilizavam apenas de instrumentos de percussão. Em 1998, foram agregados, à sua formação, mais instrumentos de percussão e seu tão esperado e tradicional uniforme - o “Uniforme da Guarda Inglesa”.
Já no ano de 1999, sua melodia começa a tomar forma, através dos clarins. Estes fizeram a base para que, a partir de 2000, fossem finalmente incorporados à Banda os instrumentos de pisto. Desde então, vem crescendo e formando novos músicos.

De volta aos Concursos Estaduais, em 2006, conquistou:
3º lugar como Banda Marcial no Concurso Estadual de Bandas da FEBARGS, com Trompetes em Naipe Destaque;
2º lugar geral com Mor;
3º lugar geral com Pelotão de Bandeiras.
Em 2007, conquistou:
2º lugar no Concurso Estadual de Bandas, com Lira em Naipe Destaque;
1º lugar geral com Mor.

No ano de 2006, visando melhorar sua estrutura, fez-se necessário a criação da “Sociedade Amigos da Banda Marcial Cristóvão de Mendoza”, registrada sob CNPJ, a qual preside membros da direção da escola e coordenadores da Banda. Isso permite a prestação de serviços como participação em Festas de Finais de Ano, execução de peças e repertórios específicos em formaturas de Universidades e Faculdades, e/ou guardas figurativas como parte integrante de protocolos diversos.
Em busca da melhoria musical do nosso jovem, foi criada a Escola de Música da Banda, onde os novos alunos recebem aulas teóricas, treinamento disciplinar e prática instrumental, a fim de que se integrem ao grupo de músicos.
Em 2010, através de projetos de lei de incentivo municipal e federal, a Banda foi contemplada com a aquisição de novos uniformes e instrumentos musicais, possibilitando assim ampliar o número de componentes e difundir a educação musical para a comunidade caxiense.