quarta-feira, 2 de junho de 2010

Homenagem da Assembléia Legislativa do RS aos 45 anos da Banda


No dia 1º de junho, a Banda Marcial Marcial Cristóvão de Mendoza foi homenageada pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul pelos seus 45 anos de existência e aos 80 anos da Escola. Na ocasião a banda executou músicas do seu repertório antes da Sessão Plenária na entrada do Palácio Farroupilha em Porto Alegre. Ainda ao término da Sessão Solene executou o Hino Rio-Grandense. Abaixo segue matéria:

Marisa Formolo homenageia 80 anos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

Oradora do período do grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (01/06), a deputada Marisa Formolo (PT) homenageou os 80 anos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul. "Ao comemorar os 80 anos dessa escola, queremos homenagear Caxias do Sul, que hoje comemora sua emancipação como cidade há 100 anos. Além disso, também estamos comemorando o iniício do funcionamento do trem regional que foi grande impulsionador da economia e do desenvolvimento", lembrou a parlamentar.

A deputada resgatou trechos da história do instituto. Instalada em 15 de junho de 1930, a então Escola Complementar de Caxias do Sul foi a primeira instituição pública para a formação de professores da cidade e da região Nordeste do Rio Grande do Sul. " A Escola Complementar foi um laboratório de formação pedagógica de professores, de tal forma que os educadores que passaram por ela continuam hoje como personagens da comunidade caxiense". A deputada registrou que o nome da instituição foi escolhido em 1959, em homenagem ao jesuíta responsável pela introdução do gado no Rio Grande do Sul, morto em Caxias do Sul, na região de Água Azul.

Conforme Marisa, a escola funciona atualmente em três turnos, com aproximadamente 2.300 mil alunos e 140 professores. Além do ensino fundamental, médio e normal, a instituição oferece atividades extracurriculares como curso de línguas, escolinhas esportivas, além da especial Banda Marcial. "Tive a alegria de ter sido professora nessa escola, entre 1965 e 1966, no mesmo ano da criação da banda. Lembro me da euforia da juventude nessa época", lembrou a parlamentar. E acrescentou: " O Instituto Estadual de Educação é hoje a maior escola pública estadual no interior do Rio Grande do Sul. Só existe uma escola, na Capital, com número maior de alunos, o Colégio Estadual Júlio de Castilhos", disse.

Participações:
Associaram-se à homenagem os deputados Stela Farias (PT), Francisco Appio (PP), Kalil Sehbe (PDT), Zilá Breitenbach (PSDB), Miki Breier (PSB), Raul Carrion (PC do B) e Marquinho Lang (DEM).

Acompanharam o período do Grande Expediente a diretora do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Leila Rosane Macuco, os vice-diretores Fabiana Simonaggio, Soany Balbinotti e Antonio Staudt, a representante de Secretaria Estadual de Educação, Ivana Flores, a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Marta Susin Fattori, a representante do CPERS, Claudete Piccoli, além de alunos, professores e funcionários da instituição. A solenidade foi encerrada com a apresentação da banda do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário